Empreendedor formalizado em 5 dias (ou menos)

Marcos Dias Alves
2 min readDec 27, 2019

Microempreendedor com CNPJ de MEI, conta-corrente de pessoa jurídica, inscrição municipal (CMC) e emitindo nota fiscal de serviços – em 5 dias, sem sair de casa, sem enviar um documento físico sequer — e nenhum custo!

Em dezembro de 2019 eu me registrei como MEI — MicroEmpreendedor Individual para formalizar um novo negócio ao qual eu e minha esposa estamos nos dedicando e, como o processo foi muito simples e prático, faço questão de compartilhar minha experiência para estimular outros microempreendedores a se formalizarem também.

Preparação: muita pesquisa e leitura, para entender quem pode ser MEI, as obrigações, os direitos e, principalmente, quais atividades (dentre as permitidas) se adequavam ao meu ramo de atuação – isto é muito importante porque essas atividades (uma principal e até quinze secundárias) deverão ser informadas durante o processo de registro do MEI.

Recomendo a leitura dos sites do Sebrae, do Portal do Empreendedor e também os blogs e páginas de educação de empresas de contabilidade e aplicativos de gerenciamento financeiro, como o Qipu, MEI Fácil, Conta Azul, Controlle e Flua, entre outros.

Os 5 dias:

  • 2a-feira: me registrei como MEI no Portal do Empreendedor e meu CNPJ foi gerado na hora.
  • 3a-feira: abrí uma conta de pessoa física no Banco Inter e, assim que foi aprovada, abrí uma conta de MEI (a conta de pessoa física é pré-requisito para a conta MEI).
  • 4a-feira: instalei o app Qipu, que ajuda a controlar o fluxo de caixa, ver o cartão CNPJ, emitir o DAS (a única taxa mensal paga pelo MEI) e outras funções disponíveis para quem assina a versão Pro.
  • 5a-feira: recebí um e-mail da prefeitura (Santo André, SP) informando que o registro no CMC (Cadastro Municipal de Contribuintes) já havia sido realizado e que eu poderia emitir notas fiscais de serviço em 2 dias úteis.
  • 6a-feira: recebí os cartões magnéticos das contas no Banco Inter; o acesso ao sistema de notas fiscais já estava liberado e finalizei o processo de cadastro, conforme as instruções que recebí da prefeitura.

Pronto! Nossa empresa formalizada!

Observação: não sou afiliado nem remunerado pelas empresas citadas acima; são produtos ou serviços que melhor se adequaram às minhas necessidades, neste momento. Recomendo que pesquisem e analisem todas as opções disponíveis selecionando as que forem melhores para o seu negócio.

--

--

Marcos Dias Alves

Small Business Owner. Former IBM Business Development Executive.